domingo, 20 de maio de 2007

Lost x Alice no País do Espelho



O ultimo episodio da terceira temporada é centrado no personagem Jack. O curioso de tudo isso é que o título do episodio é o título do aclamado livro Alice no País do Espelho.
Through the Looking ( Alice no País do Espelho) foi publicado em 1871, e é a continuação do célebre Alice no País das Maravilhas, de 1865. O autor, é Charles Lutwidge Dogson, conhecido como Lewis Carroll (1832-1898).Em Alice no País das Maravilhas, a menina protagonista segue o Coelho Branco, cai no País das Maravilhas e conhece os mais variados e estranhos personagens. Nesta continuação, Alice entra no espelho e encontra lá um mundo em que tudo é invertido, é o evento, nunca dito, mas apenas sugerido, da queda de Humpty Dumpty. Alice tem de ultrapassar vários obstáculos - estruturados como etapas de um jogo de xadrez - em que cada evento constitui-se em uma jogada, sendo o final da história, e seu clímax, o xeque-mate.. À medida que ela avança no tabuleiro, surgem outros tantos personagens instigantes e enigmáticos. Ambos os livros infantis de Carroll contêm inúmeros problemas de matemática e lógica ocultos no seu texto. Em Alice no país da maravilhas, em que a personagem Alice entrava em uma toca atrás de um coelho falante e caía em um mundo fantástico e fantasioso, uma das passagens mais conhecidas é a do chá com a Lebre de Março e o Chapeleiro, em que o Chapeleiro propõe um enigma, nunca resolvido por Carroll, ao perguntar "por que um corvo se parece com uma escrivaninha?".
Se fizermos comparações de Lost com Alice no País do Espelho , podemos encontrar muitas ligações. Podemos ver claramente na série um certo facínio dos produtores em destacar a figura de coelhos, enigmas, numeros, equações matemáticas, etc tanto quanto Carrol. Os coelhos até agora foram mostrados no logotipo da Dharma, Ben quando criança usa um coelho para testar a cerca ultrasônica, tivemos um episodio com este nome e Alex (filha de Ben) preparando um para comer. Além de termos os numeros malditos que se fazem presentes nos episódios muitas vezes de forma oculta, além da passagem de tempo, que segundo Ben, na ilha ocorre de uma maneira diferente. Lembrando que o coelho de Alice possuía uma relógio que controlava o tempo no país das maravilhas e que a suposta viagem no tempo que Desmond fez ao girar a chave na escotilha, fez com que o personagem tivesse a oportunidade de voltar ao tempo e revivenciar fatos marcantes em sua vida.
Não resta dúvidas de que um grande clássico da literatura infantil inserido em Lost promete ser um dos melhores episódios desse final de temporada.


Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário: