Bem, resolvi escrever essa teoria depois de fazer algumas relações do que já foi visto na série (FB, tempo presente na ilha e FF) e principalmente depois de ter lido outra teoria publicada na comunidade Jack e Kate sobre as similaridades de vida entre Christian Shepard com Jack Shepard, além de semelhanças de Kate com sua mãe. Isso tudo gerou outra teoria relacionado ao futuro de Jack e Kate. Isso mesmo! Vamos lá...
.
Atenção o texto a seguir contêm Spoilers para quem ainda não assistiu a terceira temporada e pode conter spoilers para outras temporadas de Lost.
.
Semelhanças entre Kate e sua mãe, não só fisicamente mas o estilo de vida que Diane vivia estaria se repetindo agora com Kate? Possivelmente, mas isso não será o fim...
.
FB de Kate - Sinopse
.
Diane Janssen era a mãe de Kate Austen. Diane ficou grávida de Kate por um homem chamado Wayne (possivelmente por isso ela se casou com Sam Austen). Kate cresceu acreditando que Sam era seu pai biológico. Eventualmente, Diane voltou para Wayne, apesar dele abusar fisicamente dela. Wayne que era um alcoólatra, também tentou abusar de Kate que ainda não sabia da "verdadeira" identidade do pai dela.
Olhando um álbum de fotografia da guerra que Sam participou, uma data chamou atenção de Kate. Uma fotografia mostrou Sam na guerra, nove meses datados antes de Kate nascer. Kate entendeu a verdade então - Wayne era o real pai dela, porque era impossível Sam ter estado com Diane ao redor da data da concepção de Kate.
Repugnada de como ele estava arruinando a vida de sua mãe, Kate explodiu a casa de Wayne enquanto ele ainda estava dentro. Antes de fugir, Kate consultou Diane sobre o que ela tinha feito. Diane, odiou o fato que a própria filha tinha matado há pouco o homem que ela amou, entregou Kate para polícia.
.
Resumindo as principais questões da personagem...
.
Kate tenta "ajudar" a mãe, matando o próprio pai pois não aguenta conviver na mesma casa onde mora esse agressor e molestador. Ela não se importa nas consequencias que virão por tomar essa decisão e cumpre seu objetivo até o fim. Kate passa a ser foragida e perseguida pela polícia. Kate finalmente é capturada e... cai na ilha. Na ilha, ela junto com os sobreviventes passam por todos os tipos de situações e parecem ser testados nesse local misterioso até o momento do resgate...
.
Pois bem, como vimos no "FF", Kate, aparentemente, está livre da polícia. Como é possível isso? Bem, de fato não tenho a resposta definitiva, mas segundo os últimos spoilers, a sardenta foi vista no tribunal de Los Angeles prestes a ser julgada por algo que cometeu. Creio que esse "FF" aconteceu antes, daquele outro "FF"visto no final da 3 temporada, pois Jack está com a barba feita nessas últimas gravações (já no final da última temporada ele está com a barba por fazer e como já foi dito pelos produtores, ainda veríamos a barba do Doc crescer e ele iria ficar mais depressivo....) e pelo fato de Kate ainda ser julgada... (Ou seja, aparentemente, ela ainda não está livre da polícia, ao contrário do que foi visto no último episódio de Lost).
.
FF de Kate e curiosidades...
.
Pois bem, Kate apareceu à Jack com um visual totalmente diferente do que estávamos acustumados a ver na série. Se você clicar nas fotos tirada das cenas do episódio "Through the Looking Glass", verá Kate maquiada, de cabelo liso, aparentemente normal... Será? Clique nas duas fotos que postei e veja se tudo aparenta estar normal no rosto e no braço dela.
Pois é! Não creio que esteja tudo normal. Caso não tenha percebido, o braço de Kate parece estar com ematomas e vou mais adiante, além do braço o rosto dela está muito vermelho o que nos leva a crer que não é somente maquiagem. Será que Kate está sendo agredida pelo "He" que ela mencionou à Jack? Seria esse "He" Wayne? Ou alguém poderoso e rico que manipula Kate e a maltrata? Aposto que sim! E agora?
Fora da ilha Kate está prestes a ser julgada... Aposto na absolvição de Kate no tribunal, mas essa 'libertação"custará um preço alto... A pergunta é, Kate está feliz com essa nova vida? Aposto que não. Kate escapará dessa vida? Aposto que sim! Como? ["Continua..."]
.
Jack
.
Semelhanças entre Jack e seu pai fora da ilha são evidentes...
.
FBs de Jack - Sinopse
.
Jack trabalhou no Hospital St. Sebastian como neurocirurgião residente na mesma área que seu pai, que estava no setor de atendimentos. Cerca de três anos antes do acidente, ele operou uma vítima de acidente de carro chamada Sarah, cuja coluna foi muito afetada no acidente. Jack estava convencido de que a cirurgia não poderia reverter a paralisia e decidiu contar a verdade à paciente, o que fez seu pai lhe dizer que ele deveria dar mais esperança a seus pacientes. Após essa cirurgia, confiante de que tinha falhado, decidiu aliviar o stress correndo (subindo e descendo) a arquibancada de um estádio. Aí ele conheceu Desmond (personagem que mais a frente iria cruzar com ele na ilha) que lhe disse que milagres poderiam acontecer. Jack tinha certeza de que a operação tinha falhado, mas Sarah mexeu os dedos e voltou a sentir as pernas.
.
Jack se casou com Sarah mas devido a vida agitada de ambos, eles se separaram. Enquanto Jack e Sarah iniciavam o processo de divórcio, o médico começou a acreditar que a esposa estava tendo um affair com seu pai. Jack foi até o encontro dos Alcoólicos Aanônimos do qual seu pai participava e bateu nele, lá ficou sabendo que ele estava sóbrio há 50 dias. Jack foi preso e Sarah pagou sua fiança dizendo que seu pai foi encontrá-la bêbado. Jack continuava pressionando Sarah para que ela dissesse com quem estava se encontrando, mas ela nunca disse o nome.
.
Na mesma época em que Jack estava se divorciando, Christian freqüentava reuniões do AA e estava a 50 dias sóbrio. Mas depois teve um conflito com Jack, que o acusou de se envolver com sua ex-esposa Sarah. Ele então, voltou a beber. Christian operou uma paciente bêbado e acabou causando sua morte e ele perdeu sua licença médica depois que Jack revelou o que tinha realmente acontecido. Isso causou uma briga entre pai e filho que durou dois meses, até a morte de Christian, mesmo que os dois quisessem fazer as pazes. Jack dessesperado quer despachar o corpo do pai no avião da Oceanic Air e depois de muitas tentativas ele consegue. Logo depois, o avião decola e momentos mais tarde ele sofre o acidente de avião, junto com outros personagens da série...
.
FF Jack - Sinopse
.
Não se sabe como Jack conseguiu sair da Ilha. O fato é que depois que isso aconteceu, ele mudou bastante e parece ter caído numa depressão profunda. Voltando a Los Angeles em um vôo da Oceanic e visivelmente bêbado, Jack leu uma Notícia de Jornal que parecia tê-lo abalado muito. Ele então ligou para alguém, cujo celular estava desligado. Transtornado, ele parou seu carro na beira de uma ponte, subiu na beirada, pediu perdão à alguém e já estava preparado para jogar-se , quando ouviu o cantar de pneus e o grito de pessoas. Um acidente tinha acabado de ocorrer naquele local. Jack, desceu da beirada e correu para ajudar as vítimas. Jack ajudou as vitimas do acidente causado, indiretamente, por ele, já que a mulher se distraiu ao vê-lo prestes a pular da ponte e por conta disso, bateu em outro carro causando o acidente.
.
Jack salva a mulher e o filho desse acidente e pede autorização para realizar a cirurgia da vítima, mas Hammill (cirurgião chefe) negou, dizendo que Jack merecia um descanso e pediu para que devolvesse os prontuários. Decepcionado, ele entregou os papéis, mas pediu para ser informado de qualquer alteração.
.
Ainda tentando falar com alguém no telefone e abusando de anti-depressivos, Jack foi até uma casa funerária. Na sala de velórios, havia um caixão, mas ninguém participava da cerimônia. Jack perguntou ao agente funerário se ele tinha perdido o funeral, mas o homem respondeu que não tinha havido nenhuma cerimônia, por falta de quem acompanhasse. Até aquele momento Jack tinha sido o único a comparecer. O agente funerário saiu da sala e deixou o médico a sós. Ele se aproximou do caixão e parecia visivelmente emocionado. Mas se retirou logo em seguida.
.
Para sustentar seu vício, Jack foi até uma farmácia tentar conseguir mais anti-depressivos, mais falhou, pois estava usando uma receita de seu pai. Então, recorreu ao estoque de remédios do hospital, de onde roubou algumas pílulas. Ao sair da sala, foi abordado por Dr. Hamill que contou que a mulher acidentada havia dito que se distraiu com um homem em cima da beirada da ponte e acabou batendo em outro carro. O médico-chefe deduziu que esse homem era Jack, pelo fato de ele ter chegado tão rápido ao local do acidente. Transtornado Jack negou que tivesse problemas e mandou que o Dr. chamasse o seu pai para saber quem estava mais bêbado.
.
Em seu apartamento, muito bagunçado e com mapas, bebidas, pílulas e bússolas por todos os lados, Jack se afundava cada vez mais na solidão e na depressão. Finalmente ele conseguiu falar com quem tanto procurava pelo telefone, mas a pessoa não parecia querer o mesmo. Depois de muito insistir, Jack conseguiu marcar um encontro do lado de fora do aeroporto de Los Angeles. Encontra-se com Kate e diz que está cansado de mentir e pede desesperadamente pra ela voltar com ele à ilha...
.
Transição dos personagens...
.
Creio que Jack e Kate estão passando por mais uma etapa em suas vidas, uma etapa dura na qual eles terão que enfrentar erros do passado e sofrer as consequencias desse passado até o dia em que eles irão se libertar desse martírio e alcançar a redenção... Jack um homem de ciência, o líder e herói dos sobreviventes dentro da ilha, passa a ser um homem solitário,depressivo, dependente quimico de alcool e de remédios fora dela... Está desesperado para voltar com Kate à ilha... E agora? Será que Jack passou a entender um pouco da essência dailha, assim como Locke sentiu tempos atrás? Será que Jack entendeu o significado de ter estado todo aquele tempo na ilha e de que o resgate foi um péssima idéia? Aposto que sim! A metamorfosse dos personagens já começou e um nova história estar por vir... Qual o futuro deles?
.
Redenção
.
Bem, depois de todo os maus momentos, vivido por eles, creio que a única maneira de Kate e Jack alcançarem a "redenção" é de volta à ilha. Creio que Kate voltará à ilha com Jack e lá eles poderão renascer, ou seja, ter uma vida diferente se libertando dos erros passados e escrevendo uma nova história. Sendo assim, o ciclo de Lost fechará, onde os personagens deixarão de estar perdidos fisicamente e se acham verdadeiramente no mundo. Lá eles encontrarão o seu verdadeiro "Eu", ou seja, sua verdadeira "Essência".
PS: Obviamente isso deverá acontecer com a maioria dos personagens em Lost, mas especifiquei a história deles 2 por possuir mais fatos que podem ser debatidos e associados com o presente, passado e futuro. Em breve, novas teorias serão postadas a medida que a série for exibida.
É esperar para ver :)
Nota de produção : Damon Lindelof, no podcast oficial que precedeu o episódio "One of Them", mencionou que redenção é o tema de Lost. Ele fez uma segunda observação em USA Today article (se referindo aos desafios dos personagens e os assassinatos de Michael):
Os produtores lembram que redenção tem sido um tema da série desde o primeiro dia. "Kate incendiou um casa com um homem dentro," disse Damon Lindelof. "Sayid é um torturador. Sawyer fez todo tipo de coisas excusas. Este é o ambiente da série. Michael foi um dos personagens que se foi uma vítima depois de chegar à Ilha. Ele era um cara legal, e sua esposa tirou seu filho dele. Não teve como se redimir até agora."
"Esta série é sobre pessoas metaforicamente perdidas em suas vidas, que pegam um avião, e caem numa ilha, e se tornam fisicamente perdidas no planeta Terra. E uma vez que ele se tornam capazes de encontrar a si mesmos, eles estarão capazes de achar fisicamente sua localização no mundo novamente. Quando você olha a série como um todo, esta é a conclusão que você chegará. E é o que sempre foi." - co-criador de LOST Damon Lindelof, IGN interview, 16 de Janeiro, 2007 .~
Ultima entrevista com os produtores do dia 29 de setembro de 2007, veja o que eles reforçam: Essa é uma história sobre redenção. Todos os personagens lá, estão mesmo confrontando fracassos do passado ou revivendo emoções mal resolvidas.
Para aqueles que ainda acham que "REDENÇÃO" é apenas uma teoria, Damon deixa bem claro que esse é de fato o tema CHAVE de LOST :) LIBERTAÇÃO dos erros do passado de cada um dos personagens é uma fato que está acontecendo na série. E sem dúvida nenhuma é o que irá fechar a história de Lost :)
4 comentários:
Ufaa...
agora entendi pq não cv coma gente ontem...hehe..
Achei sua teoria boa, com bastante embasamento...
Concordo com algumas coisas, mas ainda não parei para formar uma opinião ao certo...
Mas ao conversa com a mh mãe, ela revelou que acha possível os losties serem mesmo seus pais, como o jack alcoolatra e a kate supostamente apanhando, o Locke querendo ser bom/líder... e que a ilha eh a volta ao passado...
Ahh..seilahh...vamo pera um pouco mas neh!!
Já tinha lido sobre essa teoria mas adorei a meneira q vc postou Lene. A ordem cronológica dos acontecimentos ficou perfeita. Obrigada!
E concordo com essa teoria. Seria um final maravilhoso p Lost, com uma lição linda p os telespectadores.
Eu ainda não "saquei" qual é essa de "redenção" - acho que somos eu e o Jack que não entendemos esse negócio - ahahaha!!
Ainda acredito que ele quer voltar à ilha por outro motivo, que não essa teórica "redenção" aí...
Mesmo porque, depois de tudo o que eles passaram, ele teve motivos de sobra para se redimir... Se não o fez, é pq não sentiu seu trabalhao completo... Se não tivesse ficado alguma coisa errada, alguma coisa mal resolvida, eu acredito que ele não ia querer voltar...
Pra mim, o Jack sente culpa, culpa por algo que ficou na ilha e que ele não pôde consertar... Por isso ele quer voltar, para tentar resolver o problema, definitivamente...
Opinião exclusivamente minha, não tirei a idéia de nem um lugar, por isso, ignorem-na!! ahahahaha...
gente não é por nada, mas esse machucado é da Evi. Ela ja tinha parecido numa entrevista que ela tinha dato antes da finale passa. E tb nas fotos promocionais, tem uma foto que a gente pode ve que ela ta com esse machucado. ;D
Postar um comentário